sábado, 30 de abril de 2011

Organizações de Bases e o Partido.

Organizações de Bases e o Partido.

Em tempos não muito longe, era nostálgico e prazeroso e até mesmo um desafio, construir e organizar as OB´s. lembro-me onde iniciei minha militância no PCdoB, em Sorocaba-SP, quando saiamos nos fins de semana, nos bairros, de casa em casa apresentando o PCdoB aos moradores. Era realmente incrível. Claro que nunca, os resultados eram 100% positivos! Mas sempre havia retorno e resposta positiva, continuidade, cursos pequenos de formação política.

Atualmente, de uns tempos para cá, tenho notado nitidamente quem muitos militantes, até mesmo antigos do Partido, têm MEDO até de expor suas opiniões nas atividades, sejam municipais, estaduais ou nacionais. Medo de serem rechaçados, triturados e às vezes humilhados. Às vezes parece até que existe Luta de Classes dentro do Partido!

Tem muitas mudanças acontecendo no Partido, boas e ruins, mas tudo eu entendo que é um processo de conseqüência das propostas políticas ditadas.

Cheguei a presencia, um determinado momento, um representando de uma executiva de comitê municipal, em debate realizado em Assembléia Geral para eleição de delegados para Conferencia Eleitoral do Partido, no “y” município, onde houve um choque. O representante e integrante do da Executiva daquele comitê municipal afirmou que aquela assembléia de base não poderia aprovar posição contraria a da executiva do municipal a ser apresentada para votação na conferencia eleitoral. E que por ter opinião contraria a da executiva municipal aquela assembléia seria destruía na conferencia municipal!

Bom, contudo, eu me pergunto: Se a assembléia de base não pode levar suas opiniões às conferencias e fóruns do partido, então porque elas existem? Enfeites?!

Já presenciei também, uma executiva municipal decidir que um determinado camarada deixe o cargo público, invocando o “centralismo democrático” o camarada não deixou o cargo, não construía como aprovado no partido, não deixou o partido, e o partido não fez absolutamente nada!

Certa vez, me perguntaram, em uma atividade interna do partido: Qual é seu grupo no PCdoB: Então eu respondi: O meu grupo dentro do PCdoB é o Partido Comunista do Brasil! Este é meu Grupo! Vejo “panelas” para todos os lados, e sempre fico na minha! Mas muitas vezes estas atitudes, internas do partido, tiram o ânimo! Escuto discursos eloqüentes, dialéticos que tiram mil aplausos. Mas, no dia-a-dia, a briga dentro do partido é muito feia!

Talvez seja assim mesmo que se faça o partido diariamente, assim, parece até que o partido precisa deitar no “divã” às vezes! E nós militantes também. Pois é camaradas a luta continua até mesmo dentro do partido, para quem achou que neste instrumento de luta não houvesse “paredes de vidro”!

É necessário e urgente investir nos “quadros do partido”. Sim, claro. E ficarmos alertas sempre. Pois não podemos ter o privilégio de vacilar.

Investir. Sim, pois o tempo não para. E ainda hoje, existem comitês municipais com “proprietários”. Fazendo reuniões escuras, antes das reuniãos oficiais e seus fóruns do partido, já com as decisões tomadas. Interessante!

E assim caminham nossas lutas internas no partido entre os “Davis” e os “Golias”.

Leandro da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário